sábado, 7 de fevereiro de 2009

HISTÓRICOS ARQUITETÔNICO

Em Jacobina existem vários casários que merecem destaque,pena que são poucos em que são preservados.Existe um casário que já tem mais de um seculo de existência .

IGREJA DE SÃO MIGUEL DAS FIGURAS






Esta Igreja que hoje infelizmente encontra-se em ruínas foi fundada em 1755 por
Romão Gramacho e fica localizada no alto da Serra das Figuras, constitui-se um dos marcos
divisório entre os municípios de Jacobina, Caém, Saúde e Mirangaba, e que em todo ano em
29 de setembro é realizada a missão de São Miguel das Figuras. Ainda se encontra ao lado,
a Casa de Romão Gramacho toda feita de pedra e a Casa Grande.

IGREJA DA MATRIZ SANTO ANTÕNIO DE JACOBINAc


Não se sabe a data data exata da fundação da mesma,porem ,sabe-se que a Igreja possui altares do seculoXVIII e que em 1859 foi construido a torre ao lado do evangelho pelo vigário Ágio Morreira Maia,utilizando pedras da inacabada Igreja dos Remédios.
Há uma lenda que diz que esta Igreja tinhado por orago N.Sra. do Rosário e não Santo Antônio.A imagem de N.Sra. do Rosário teria sido encontrado ao pé de uma choça de mineiros que havia nesse local,sobre um toco de gameleiras.logo,que apareceu essa imagem,uma certa matrona destas terras,queria aqui levantar uma Igreja em honra de N.Sra. do Rosário no mesmo local onde a imagem fora vista.De fato havia um alicerce de Igreja que se encontrava até pouco tempo na Praça Rui Barbosa,á retaguarda da Matriz,que,de papéis envelhecidos contam terem sido feitas para a Igreja de N.Sra. Dos Remédios.É certamente interressante que ainda hoje há no altar-mor ao lado esquerdo da atual Matriz de Santo Antônio,uma imagem antiga de Nossa Senhora do Rosário.

IGREJA DA MATRIZ SANTO ANTÕNIO DE JACOBINA

IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Localizada no sopé da encosta da Serra da Conceição a Igreja esta implantada sobre um grande terraplano,contido por robusto muros de arrimo.O acesso ao adro se dá através de escadaria,que se projeta sobre a rua.Sua grande festa acontece no dia 08 de dezembro de cada ano com a comemoração do dia de Nossa Senhora da Conceição.Esta Igreja pertence a Irmandade de Nossa Senhora da Conceiçaõ,cujo o compromisso teria sido aprovado em 1758.O ano de construção está datado de 1759,e suas caracteristicas demonstram um tipo de construção de meados dos setecentos,destacando-se o alpendres laterias.

CAPELA BOM JESUS DA GLÓRIA



Conhecida como Igreja da Missão,fundada em 1706 pelos Missionários Franciscanos,para a catequese dos indios payáya.A Igreja esta localizada na Praça da Missão,no cume de uma colina conhecida como Alto da Missão.Sua fachada principal abre-se para um amplo vale,enquanto a fachada posterior se volta pra cidade,alimentando a idéia em torno da crença de que os padres ao edificarem,apostavam que o crescimento da cidade se daria na direção oposta.Ao lado da Igreja existia um pequeno convento franciscano,demolido no ano de 1860.Em 1859 com a morte do Frei José da Encaranação,ultimo missionário,se estabeleceu a irmandade do bom Jesus da Paciencia,que realizou obras no prédio transformando o alpdre lateral direito em capela.
Possui capela-mor e nave que são envolvidas pela sacristia,consistório,alpendre,capela lateral e copiar.Varanda lateral,com bancos de alvenaria a sua volta,nascem as escadas do púlpito e coro.Os telhados são do tipo beira-seveira.A fachada é dominada pela presença do copiar.Duas janelas baixas rustico de madeira flanqueiam a portada.O piso da nave é formado por um reticulado de barrotes tabuados que sevem de tampa a sépultura.O pulpitos conserva na talha,símbolos cristãm e indígenas,na sacristia a um armário embutido pintado a cores vivas e um pequeno arcaz,tem uma janela bem grande para separa a Capela-Mor do consistório.

JACOBINA'CIDADE PRESÉPIO E CIDADE DO OURO"





Como chegar...
Dados Gerais
Características:
Município turístico do Polígono das Secas, Jacobina é cercada de serras auríferas que formam desfiladeiros e canyons atraindo grande número de turistas praticantes do turismo ecológico e de aventura. É um grande centro comercial e famosa pela fabricação de doces típicos. Conhecida como Cidade Do Ouro, possui um grande patrimônio histórico, cultural e natural a ser preservado e foi cenário de importantes passagens da História do Brasil. Seu nome tem a origem indígena e significa "Campo aberto" ou "Campo vasto". Existe uma lenda que diz que nas terras de Jacobina vivia um casal de índios, Jacob e Bina e que pela junção dos seus nomes deu Jacobina. Seu padroeiro é Santo Antônio de Pádua.
LocalizaçãoMunicípio da Região Centro-Norte do Estado da Bahia
Área 2.328,9 km²
Limites Mirangaba, Saúde, Caém, Várzea Nova, Miguel Calmon, Serrolândia, Capim Grosso e Ourolândia
Altitude 470 m
Clima Semi-árido
Temperatura média anual 29°C

Distância da Capital330 km
Economia Mineração, indústria, comércio e agropecuária
Divisão Administrativa Jacobina-sede, Catinga do Moura, Itaitu, Itapeipu e Junco
População 76.484 habitantes (2004) (IBGE)
Criação do Município 5 de agosto de 1720
CEP 44700-000
DDD 74

História
Explorada por bandeirantes paulistas, portugueses e outros aventureiros que chegaram às terras de Jacobina em busca de minas de ouro, seu povoamento iniciou-se, em 1652, com a fixação da Família Guedes de Brito, seus escravos e colonos, na região onde estabeleceu currais, iniciando a implantação da pecuária. Com a descoberta do ouro, ainda no século XVII, a região recebeu aventureiros vindos de todas as partes. O Arraial foi elevado à categoria de Vila, com o nome de Vila de Santo Antônio e Jacobina, em 1720, graças ao ouro da região e à criação de duas casas de fundição. Em 1880 passou à categoria de Cidade, com o nome de Agrícola Cidade de Santo Antônio de Jacobina.